Combate ao VIH/SIDA

Tive a honra de participar na sessão do AIDS, “Implementing the SDG agenda to leave no one behind: Innovations in Europe on the fast track to ending AIDS”, onde expus a liderança política de Portugal no combate ao VIH/SIDA e apresentei a ‘UNITE’, a recém-criada rede global de parlamentares comprometidos em acabar com o VIH/SIDA, hepatites virais e outras doenças infeciosas até 2030 e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A partir do momento em que Portugal descriminalizou o consumo de drogas e implementou medidas de redução de danos (programa de troca de seringas, distribuição de preservativos ou programas de baixo limiar de metadona), foi possível reduzir drasticamente o número de novas infeções por VIH por ano.

Portugal tem mantido um padrão de evolução positiva. E, mesmo durante a crise financeira, que conduziu à intervenção da “troika”, foi possível implementar medidas de test and treat, tendo sido o quarto país da Europa a adotar esta medida.

Juntos podemos acabar com estas epidemias até 2030. Já temos a ciência, já temos a tecnologia, agora precisamos de determinação política, para que os parlamentares possam liderar este caminho, de modo a conseguirmos alcançar, até 2030, os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Veja a entrevista da News Farma aqui