Portal #Cascais2030

No passado dia 21 de Setembro, a Câmara Municipal de Cascais apresentou  o projeto #Cascais2030 através do qual se compromete publicamente com os princípios das Nações Unidas e a trabalhar para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Setembro de 2015.

Os ODS são fundamentais para a realização de uma Estratégia Local capaz de melhorar a qualidade de vida das comunidades locais através do alcance de metas globais como a erradicação da pobreza, a justiça e igualdade para todos e a luta contra as alterações climáticas.

Trata-se, então, de um plano a 15 anos, um compromisso para com a Agenda 2030, onde os governos locais são os principais motores da mudança, estando no melhor nível para estabelecer metas globais junto das comunidades locais.

O alcance destas metas estabelece-se como um desafio para o qual é indispensável a existência de uma pareceria global alargada com a participação ativa de todos os cidadãos, empresas, instituições da sociedade civil, estabelecimentos de ensino, meios de comunicação social e as Organização das Nações Unidas.

O Portal Cascais 2030 já está disponível no site da Câmara Municipal de Cascais onde pode ser consultado o relatório base de todo o projeto e os índices base para cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Aqui estão também disponíveis as boas práticas e um espaço onde todos os munícipes possam dar o seu contributo.

Todos os Cascalenses estão desafiados a fazerem este juramento e caminhada connosco, para que ninguém fique para trás. Em Cascais, tudo começa nas Pessoas!

Consultar relatório base Cascais 2030