Mais de 5 mil tratamentos autorizados para a hepatite C estão por iniciar

Público | “Desde Fevereiro de 2015 até ao final de Outubro deste ano, o Ministério da Saúde autorizou 18.045 tratamentos para a doença. Mas até 8 de Novembro só 12.380 tinham sido iniciados. Directora do Programa para as Hepatites Víricas nega atrasos e justifica diferença com a entrada constante de novos doentes e questões de agendamento médico.”

Fui entrevistado pelo jornal Público, no âmbito da temática da Hepatite C e do lançamento da plataforma online Let’s End HepC, desenvolvida pela Universidade Católica Portuguesa, que envolve Portugal, Bulgária, Inglaterra, Alemanha, Roménia e Espanha, da qual sou coordenador.

Esta ferramenta permite avaliar qual o impacto das políticas actuais na concretização do objectivo da Organização Mundial de Saúde de eliminar a hepatite C até 2030. A plataforma reúne 24 eleitas por um conjunto de peritos que permite chegar a esta meta, tendo-se já chegado à conclusão de que com as políticas atualmente implementadas no nosso país não vamos conseguir atingir a meta da eliminação desta doença.

Ler notícia completa